terça-feira, 2 de junho de 2009

Aula Segunda-feira, dia 1

Boa tarde,

Esta foi a última semana de apresentação dos projectos dos restantes grupos. Tendo sido estes o grupo das "Medicinas Alternativas" e o grupo "Exploradores da Oncologia".

Tal como, fizemos em relação aos outros projectos também iremos aqui expôr a nossa opinião face a apresentação de estes dois últimos trabalhos.

- Grupo das "Medicinas Alternativas":

Antes de mais, deixem-nos dizer que foi este um tema que deste ínicio nos suscitou algum interesse, pois hoje em dia o tema das Medicinas Alternativas ainda não é muito divulgado, e por esse mesmo motivo, a curiosidade por saber mais sobre as mesmas.
Este foi um grupo que se empenhou deste ínicio pelo seu projecto, pesquisou, fez bons trabalhos de campo, fez um colóquio na escola com a Dr. Ana, da qual referimos neste anterior post.
No seu projecto final, mostraram muito brevemente e temos pena que assim o tivessem feito, mas e contudo não querendo lhes tirar qualquer mérito do projecto, pois nos deram a conhecer pouco mas bem, sobre as 4 terapias de medicinas alternativas de que abordaram, tendo sido elas Homeopatia, Acunpunctura, Massoterapia e Fitoterapia.

Por todo o trabalho feito ao longo de todo o ano lectivo, merecem os devidos Parabéns pelo vosso projecto.

- Grupo dos "Exploradores da Oncologia":

Este é um tema, que por mais que tentemos dar uma luz, um brilho, algo com mais cor, é muito difícil dado toda a sua complexidade, e com o facto, de mexer muito emocionalmente quer com as pessoas portadoras de cancro, quer com todos os familiares e amigos que envolvem o doente em questão.
É um tema que toca particularmente e infelizmente não pelos melhores motivos embora e graças aos avanços da medicina se tenha conseguido já a cura de vários cancros, claro que isto é um falar muito superficialmente, pois como sabemos, há por trás todo um conjunto de factores que influencia todo o processo de tratamento e de acompanhamento.
O grupo apresentou de uma forma concissa, detalhando mais sobre o cancro da mamã, dando explicações de como se procedia todo o processo quer do tratamento propriamente dito, quer de todo o acompanhamento psicológico que é aconselhável haver não só ao doente como aos familiares mais próximos.
Apresentaram um excelente produto final, apesar de todas as tribulações a que este grupo teve ao longo do ano lectivo, entraram com o pé direito no 3ºperíodo, com o intuito, de darem de si o melhor para o projecto, fizeram trabalho de campo, pesquisas, fizeram também um colóquio com um Doutor Radiologista, da qual já referimos no post da aula de segunda-feira, dia 27 de Abril.

Apesar de todas as complicações, são merecidos os Parabéns, pela excelente apresentação do vosso projecto final.

E assim termina, todo o trabalho e dedicação por parte de todos estes 5 grupos da turma de 12ºC. Com excelentes prestações ao longo do ano lectivo e principalmente e nos focando na apresentação final de cada projecto.
Tal como, em todas as turmas e grupos, ocorreu alguns problemas, mas nada que com alguma sensatez não se resolvesse, tomando a nossa professora e sempre da melhor forma todas essas situações.

PARABÉNS 12ºC: Grupo 1 Resgate, Reabilitação e Retorno ao habitat natural de animais marinhos; Exploradores de Oncologia; Medicinas Alternativas; Triste realidade...

O nosso Obrigada à professora por todo o apoio e atenção prestado a todos os grupos. Não podendo igualmente lhe dar-mos os merecidos e devidos Parabéns por todo o trabalho e empenho que teve ao longo de todo o ano lectivo 2008/2009 com todos nós, turma do 12ºC.

Esperamos brevemente termos pronto a apresentação final sobre o autismo aqui no nosso blog, de maneira a vos dar a conhecer tudo, ou aquilo que conseguimos adquirir de todo o trabalho elaborado ao longo do ano lectivo.


Até breve, grupo de trabalho do autismo :-)

Sem comentários: